sábado, 27 de abril de 2013

Conta de Luz...

Que bom que curtiram a sala... Próximo cômodo será o meu banheiro, acho o mais fácil de dar uma maquiada na bagunça, rs... Em uma semana estaremos saindo de férias, vamos passar 20 dias fora, descansando, vou tentar deixar alguns posts programas (incluindo o do banheiro, quem sabe de outro cômodo também).



Hoje estou em SP, fui visitar minha mãe e me despedir antes de viajar, já que vou passar o meu aniversário, aniversário dela e dia das mães fora. Volto para me despedir de vocês! Quero aproveitar essa viagem para comprar coisinhas fofas para o ap, quem sabe algo para sortear? :)




Bem, quero falar de um assunto que achei super interessante... Outro dia passou no jornal local uma reportagem esclarecendo que as companhias de energia tem a obrigação de nos ressarcir caso haja mais falta de luz do que o limite estabelecido e tudo isso vem, obrigatoriamente na nossa conta... Vocês já prestaram atenção??

Abaixo está uma conta de luz:


Vejam que na área em destaque tem algumas siglas. O que elas significam??

* DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora): indica o número de horas que, em média, as unidades consumidoras de determinado conjunto ficaram sem energia elétrica durante um determinado período: mensal, trimestral ou anual.

* FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora): indica quantas vezes, em média, as unidades consumidoras de determinado conjunto sofreram interrupção.

* DIC (Duração de Interrupção Individual por Unidade Consumidora): quantidade de horas que o consumidor ficou sem energia elétrica.

* FIC (Frequência de Interrupção Individual por Unidade Consumidora): quantidade de interrupções que o consumidor experimentou no período de apuração (mensal, trimestral ou anual).

* DMIC (Duração Máxima de Interrupção Contínua por Unidade Consumidora): indica o número de horas da maior interrupção experimentada pelo consumidor no período de apuração.


Todos os anos a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) estabelece limites aceitáveis máximos de interrupção tanto em relação à frequência como a duração da interrupção. Quando este limite é ultrapassado o consumidor deve ser ressarcido!

Neste link você pode verificar o limite do seu município e sempre acompanhar se estão cumprindo a lei!

Esta é a tabela da cidade onde eu moro:

Isso quer dizer que, por exemplo, num ano, não poderia ter mais de 13 interrupções e assim por diante:

Urbano
Rio Grande Energia S.A. - RGEDIC
(em horas)
FIC
(número de interrupções)
DMIC
(em horas)
DICRI
(em horas)
ConjuntoDECFECANUALTRIM.MENSALANUALTRIM.MENSALMENSALINTERRUPÇÃO
Canela171223,6411,825,9113,956,973,483,4612,22

Eu, particularmente, achei ótimo saber disso, aqui onde moro, a luz costuma acabar diversas vezes e, com essas informações eu posso ir atrás dos meus direitos.

Geralmente esse ressarcimento vem na conta, mas já verifiquei que ocorrem erros, então é sempre bom estarmos atentos!!






Aproveitei que estava fazendo uma pesquisa sobre a conta de luz e encontrei uma forma simples de calcular quanto cada aparelho consome de energia e achei interessante dividir com vocês...

Os aparelhos vem com uma indicação de potência, por exemplo, minha banheira (caso ela funcionasse, snif snif), 6.000 W. Precisamos desse número em kW, então, seria 6 kW.

Vamos calcular que ela fique ligada fique ligado 1 hora por dia, todos os dias (óbvio que não, mas é um exemplo). Então o cálculo ficaria:

6 kW x 30 (dias) x 1 (hora) = 180 kW/h.

Na nossa conta de luz, geralmente vem um valor, que é chamado kw-hora. Neste link você encontra o valor cobrado por cada companhia de energia. O da minha cidade é R$ 0,32956.

180 kW/h x 0,32956 = 59,3208

Portanto, se eu usar a hidromassagem (digamos que um dia ela volte a funcionar, snif snif) 1 hora por dia TODOS os dias, eu gastaria no mês quase R$ 60,00.




E no meio dessa pesquisa eu percebi que no ap antigo, minha conta tinha uma cobrança de Energia Ativa, no ap atual me cobram Custo de Disponibilidade do Sistema Elétrico. Por que será isso???????? Pesquisei e não encontrei...


Ufa, espero ter ajudado um pouquinho!!!!

OBS: Sabrina Freire, seu blog está configurado para receber comentários apenas de usuários de Google Plus. Eu, como não usuária do serviço não consigo comentar!! :(

20 comentários:

  1. Ju, que aula de física, fez me lembrar quando estava estudando para o vestibular! Providencial esse post em relação à energia, temos que ficar ligadas e fazer valer nossos direitos para exercer a cidadania, tendo em vista que já pagamos tantos impostos, né? Tô com você e não abro.

    Querida curiosa para conhecer o banheiro; Desejo uma viajem maravilhosa e aproveite bastante, tire muitas fotos (amo fotografia) para mostrar para gente depois. Bjkas e fique na paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu,
      Ja preparei o post do banheiro!! Ele vai ao ar semana que vem!!!! :)
      Bjaooo

      Excluir
  2. Primeiro, quero lhe desejar uma boa viagem, que Deus os leve, e os traga na santa paz...
    Segundo, amei saber essas coisas e como calcular o kw/h
    Bem esclarecedor!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. hummmmm q post esclarecedor, adorei saber..vá mas volte com comprinhas e novidades viu amiga? Aproveite...eu amei sua sala mesmo! Bjssss

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju lindona!
    Coisa bem boa viajar!!! Aproveita muito a viagem!!
    Curti o máximo que puder para tirar todo stress da reforma e depois quando voltar tudo estará melhor! E compra bastante coisa linda para o apê!!! :D
    Amei a idéia de trazer alguma coisa para sortear!!
    E muito útil essas dicas de energia elétrica, temos q ficar de olho!
    Quando vc voltar vamos combinar de comemorar nosso aniver juntas!!! 0/

    Ps: Não consigo responder abaixo das tuas respostas nos comentários, só se eu escrever novo comentário, mas clicando em responder não dá certo :(
    E gostaria de saber qual site vc usa para colocar a marca d'água com o nome do blog? Obrigada!!

    Sentirei saudades!!!
    Beijão!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi,
      Pode deixar que eu vou aproveitar sim!!!
      Nao uso site nenhum, eu coloco a marca no photoshop.... :)
      Bjooo

      Excluir
  5. Oi ju!

    Nossa que legal que você vai tirar umas férias, tá precisando descansar a cabeça mesmo né, mas vou sentir falta das postagens venho todos os dias aqui ver se tem alguma coisa, não some hem e aproveita bastante! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dri,
      Obrigada por tanto carinho!!
      Ja deixei programados algums posts enquanto estiver fora!!! :)
      Bjaoooo

      Excluir
  6. Olha que chique, vai viajar e comprar mimos pro apê, UHUUUUUU! Já tô curiosa!
    Eu tenho fobia de avião, se eu te disser que fazemos nossa mãe ficar 3 dias dentro de um busão quando ela vai para o nordeste pra visitar nossos parentes, simplesmente pelo medo de acontecer algo no vôo, vc acredita? Eu nunca viajei, marido fica me intimando que logo quer ir ao E.U.A e depois quer conhecer a Europa, mas se depender de mim...só entro no avião dopada!
    Eu não tinha idéia sobre essas siglas na conta de luz, é algo para se analisar e ver se estamos sendo lesados, hoje em dia tem maracutaia pra tudo né, melhor eu verificar nossa conta.
    Obrigada pela dica.

    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Val, vc é uma figura!!!!!!
      Toma um remedinho e vai... Depois da 1a vez vc perde o medo...
      E tadinha da sua mae... Vc sabia que aviao é mais seguro que qualquer transporte terrestre???????
      Pensa nisso!!
      Bjaoooo

      Excluir
  7. Amiga teu post foi muito esclarecedor, obrigada.
    Mas que delicia hein, férias de 20 dias!!!!!!!!!!!!!!! Vai desestressar legal e com certeza se recuperar da coluna, aproveita muito.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Nossa... adorei as dicas... eu nunca saberia analisar a conta de energia desse jeito... depois vou ver se a Eletropaulo não está deixando cair a energia lá em casa demais... porque cai muito lá na minha região.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hihihi, fica em cima Fran!!!!! Depois me conta!!
      Bjaooo

      Excluir
  9. Ola, ótimo passei pra vc, relaxe e divirta-se, e traga mimos pra sortear tb é claro kkk!
    Mas tb gostei do assunto da conta de luz, eu nunca li nada na conta alem do valor q vem pra pagar(alienação pura né kkk!)
    bjos e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes temos tantas coisas a fazer que passa batido Paty...
      :)
      Bjaooo

      Excluir

Deixa um recadinho que eu vou ficar muito feliz!

Tecnologia do Blogger.

© Sonhando com o 31..., AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena